15/09/2009

15.09.2009 – 18º Dia – Chapecó/SC – Dourados/MS

Saímos atrasados uns 15’ porque o Naka ficou procurando a cardenetinha dele controlar o combustível. Vai fazer uma falta...(isso foi motivo de gozação dos calangos, que pediram pra ele olhar dentro do isopor. kkkkk) Partimos às 7:15h com destino a Dourados/MS. O dia estava ensolarado, embora ainda fizesse um pouco de frio. Pegamos um pare e siga logo no início da viagem, devido a reparos na pista que foi destruída em função das chuvas. Mas foi rápido. Próximo a Francisco Beltrão paramos para abastecer as TRs e nos abastecer, pois hoje não paramos para o almoço. Seguindo viagem atravessamos o Rio Iguaçu – imenso e lindo! Existem lugares no Brasil que nem imaginamos existirem! Nosso país é muito bonito! Paisagens que não conseguimos fotografar ficarão em nossa memória para sempre. Somos um país rico em belezas naturais, de pessoas afetivas e solidárias...Estas nossas viagens possibilitam muitas reflexões. Às 11:47h a temperatura era de 32ºC e ainda estamos no estado do Paraná/PR. Fico imaginado quando chegarmos em Mato Grosso do Sul. O Figueira foi o único que saiu do hotel de bermuda e chinelo e começou a fazer inveja aos outros calangos. À nossa frente, plantações de trigo, feijão e gado pastando.... Na Rota Glacial(2008), quando passamos pela argentina e pelo Chile, ficávamos um dia inteiro sem ver edificações e pessoas. No Brasil, isso não acontece. Em cada recanto por onde estivemos, encontramos alguém. Os Portugueses foram grandes estrategistas na divisão do país em capitanias hereditárias e o nosso maravilhoso clima também é bastante favorável a nossa demografia. Este é o Brasil que precisamos conhecer e respeitar. Nós, brasileiros, temos o direito e o dever de lutar para que o Brasil possa se desenvolver sustentavelmente e proporcionar uma vida melhor para os seus filhos. Em Guairá, na fronteira do Paraná com o Mato Grosso do Sul e o Paraguai, o lindo Rio Paraná a nossa frente! Atravessamos o gigantesco rio e lá fomos nós... Em Mundo Novo, a primeira cidade do MS estava o Parque Nacional da Ilha Grande, área de proteção ambiental (APA), às margens do Rio Paraná. É de dar dó, depois de poucos quilômetros do parque, ver árvores queimadas para dar espaço para o pasto do gado. Apesar disso, a economia é completamente voltada para o agronegócio. Em grande parte deste trecho, vimos muitos silos para armazenar grão e ração para o gado, bem como muito gado de corte. Chegamos a Dourados/MS às 18h (17 horas local, por causa do fuso horário) e o sol ainda clareava a cidade. A temperatura era de 30ºC. Nos hospedamos no Hotel Guaporé e jantamos na churrascaria ao lado, do mesmo nome, que nos atendeu muito bem e tem uma deliciosa comidinha. Amanhã logo cedo os calangos vão trocar o óleo das TRs para serguirmos viagem. Isso dará um tempo maior de sono as calangas. RECADINHOS: Silva e Leo: estamos aproveitando bastante a viagem. O Brasil tem paisagens muito bonitas. Vocês iriam adorar! Guerra: estamos guardando nosso presente para fazer a rodadinha em bonito. Vai ser uma farra muito boa!

1. Oi, Tio Kiyoshi e Tia Mirian. Nossa que viagem incrível, as fotos, os amigos, que legal.
    Não imaginei que fosse tudo isso, um beijão a vocês e continuem nessa rota maravilhosa.