22/09/2009

20.09.2009 – 23º dia – Pantanal...onde a natureza mostra toda sua diversidade...

Às 4:30h da matina o Sr. Luiz Carlos bateu nas portas dos nossos apartamentos para nos acordar. Tomamos um rápido café e pegamos a estrada em companhia de nosso guia, o Marcelo, que é pantaneiro e nos levou para conhecer a diversidade da fauna do Pantanal – Reserva Natural Mundial da Humanidade.
O que dizer do Pantanal? As fotos traduzem tudo...Seu céu, sua flora (que nesta época do ano está bastante castigada pela seca), sua diversidade de animais...tudo encanta.
Na realidade, esperávamos encontrar mais animais, o que, de certa forma, nos frustrou um pouco, mas não ao ponto de não admirarmos sua beleza, mesmo no período de estiagem.
Fico imaginando como deve ser lindo na época das cheias...
Na Estrada Parque encontramos uma diversidade de pássaros incrível (biguás, aranguás, tuiuiús, periquitos, garças, tucanos...), além de um tamanduá mirim, de capivaras, veados, quatis, lobos do mato e milhares de jacarés. Ah! Ia me esquecendo; não posso deixar de falar da ariranha que ficou se exibindo pra gente, pescando num lago – ela mergulhava, dava diversas voltas debaixo da água e voltava com o peixe na boca e degustava-o a nossa frente – uma gracinha!
A cada bicho que encontrávamos, parávamos o carro para fotografar ou descíamos para ver mais de perto. É diferente ver os animais soltos na natureza, no seu habitat. Não se compara com um zoológico. É emocionante! E pensar que eles nos temem. Toda vez que nos aproximávamos, se incomodavam e corriam.
O fato é que depois de alguns quilômetros de trilha com bastante areia, fomos ao encontro das araras azuis – haviam dois casais. Muito bonitas!
De volta ao hotel, almoçamos, descansamos....mais tarde tem pescaria e focalização noturna. Aguardem....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um recado