28/09/2009

27.09.2009 – 30º dia – Alto Paraíso/GO – Ibotirama/BA

Saímos da Pousada Recanto da Grande Paz às 08:15h – antes do horário previsto, já brincando com o Naka. O Marco avisou que pela primeira vez na viagem conseguiu economizar combustível mais do que o Naka. E aí, as suposições de fraude tomaram conta da conversinha pelo rádio, mas sempre em tom de brincadeira – característica marcante entre os calangos. Somos pessoas felizes, unidas, de bem com a vida e que se divertem até com as agruras que acontecem durante a viagem. Cada um respeitando o modo de ser do outro, mas sem deixar de fazer uma piadinha (para descontrair). Essa turma é muito show de bola!
Entrando no estado de Tocantins, a linda Serra Geral de Goiás nos acompanhou no trajeto. Sua semelhança com a mesetas da Patagônia argentina impressiona.
Em Taguatinga/TO, pegamos mais 50km de estrada de chão. Neste trecho da viagem não se vê vegetação nativa. O agronegócio provoca tamanha devastação, mas, por outro lado, nos alimenta (eterno conflito). É um paradoxo que a mim parece insustentável. Quando o homem desenvolverá tecnologias que evitem a degradação da flora, fauna e da biodiversidade natural?
No trecho Barreiras/BA-Ibotirama/BA, Marco avisou que completamos 10.000km percorridos.
Um bom trecho da BR-242 está em excelente estado de conservação, outros, em reparo. A BR é bem movimentada, com tráfego intenso de caminhões. Talvez porque fosse domingo, e não haver muitos “pare e siga”, facilitando a viagem. Entretanto, isto a torna mais perigosa e exige mais atenção dos calangos.
A vegetação em alguns trechos está bastante seca, o que nos fez deduzir que há algum tempo não chove na região. Eu e Suzete já começamos a sentir saudades do friozinho do centro-oeste. Faz um calor 30ºC e saímos hoje de Alto Paraíso/GO a 20ºC. Nossa pele, boca e garganta já começam a sentir a secura.
Chegamos às 17:30h em Ibotirama/BA e pernoitamos no hotel Atlanta, às margens da rodovia, onde a rodadinha foi regada à cachaça de Guariroba do Sr. Valdomiro e espetinhos de picanha, ao ar livre – um ambiente muito agradável. Amanhã nosso destino é Lençóis/Ba.

Um comentário:

  1. Camaradas, por pouco nós não nos encontramos em Lençóis. Passei toda semana passada por lá, trabalhando claro!!.
    Recomendo um bar/restaurante que fica bem na praça (cadeiras amarelas)que não me lembro o nome. mas faz um bife a parmegiana muito bom. Um pouco mais pra esquerda tem um restaurante SlowFood que tem uma comidinha muito gostosa e um tanto exótica. Tem também uma pizzaria depois da ponte que é muito boa.

    Abrçs,
    Enio

    ResponderExcluir

Deixe um recado