28/09/2009

26.09.2009 – 29º dia – Chapada dos Veadeiros/GO

Pegamos a estrada às 8:30h para rodar 35km até chegar ao Vale da Lua. A trilha off-road é linda! Dela avistamos o Morro da Baleia e admiramos a mata fechada do cerrado, formando túneis de árvores – muito lindo!
Chegando à entrada do Vale, mais uns 1200m a pé até chegarmos ao deslumbrante Vale da Lua! Não nos decepcionamos, o lugar é diferente, muito interessante e bonito! Pedras claras e escuras formam fendas com a passagem do Rio São Miguel, fazendo verdadeiros cânions, esculturas e lindas pequenas cavidades, grutas e piscinas boas para o banho e hidromassagem natural. Eu e Suzete até tiramos fotos meditando! Foi muito legal!
Eu e o Marco Aurélio que gostamos de água, nos esbaldamos! O Figueira, por incrível que pareça, sentiu frio. O Naka não quis tomar banho e foi explorar o lugar e tirar fotografias das belezas do lugar. Suzete também não resistiu e caiu na água.
Na volta, alguma dificuldade para subir a trilha, mas dando algumas paradinhas, segue-se bem.
Só sei de uma coisa: nunca mais esqueço este lugar! É mágico! Às vezes fico pensando: acho que a minha sintonia com as plantas, os animais e as águas cristalinas tem muito a ver com a região na qual nasci. Vejam: o Pantanal, Bonito, a Chapada dos Veadeiros...tudo nestes lugares faz aflorar minha sensibilidade! Sou do Centro-Oeste!
O almoço foi no Rancho do Valdomiro. Pensem numa comida gostosa! A Matula, feita com feijão, carne de sol, lingüiça, carne cozida, carne de lada (conservada na banha do porco) e farinha de mandioca, tudo misturado como um pirão – uma delícia! Mas também de difícil digestão, como pudemos comprovar o dia inteiro. Mas não podemos deixar de falar da simpatia do senhor Valdomiro (que prepara a comida) e seu genro Fernando que nos atenderam com muita boa vontade e bom humor – parecíamos da família.
Além da Matula, licores e cachaças feitas com iguarias da região, as quais provamos logo na chegada e compramos algumas garrafas na saída (uma ganhamos de brinde), com direito a foto com o Sr. Valdomiro. O lugar realmente merece ser visitado, pela simplicidade, simpatia e pela deliciosa e farta comida (mas que deve ser apreciada com moderação).
Após o almoço, seguimos para as águas termais do Morro Vermelho, onde pequenas piscinas de águas cristalinas e morninhas nos esperavam para um agradável banho. Ficamos horas descansando... Suzete sugeriu mudarmos um pouco o roteiro, para podermos passar por Salvador/BA, mas existem alguns impedimentos, como, por exemplo, a minha volta ao trabalho. Ela está querendo mais agito, gosta de badalação esta calanga!
No caminho de ida, raios cortavam o céu e, ao sair de lá, um lindo sol nos acompanhou pelo caminho. No planalto central, o tempo sempre foi assim meio louco!
De volta, uma parada na cidade de São Jorge, onde está o portão principal do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e que foi fundada no ano de 1912 por garimpeiros que vinham à busca de pedras preciosas da região, conforme informações obtidas por um rapaz que o Naka deu carona. Fomos ao mirante, mas encontramos a Árvore do Silêncio, com um símbolo de rituais pagãos em baixo de sua copa. Suzete disse que era para atrair energias positivas. De lá, seguimos para conhecer a entrada do Parque. Ficamos um pouco decepcionados, pois esperávamos encontrar um pórtico mais pomposo, tal qual encontramos no Parque do Caracol, em Gramado.
No caminho de volta para a pousada, uma paisagem de tirar o fôlego! Tudo que vimos aqui foi diferente dos outros lugares pelos quais passamos. Nelson, Miriam e Helenita teriam adorado a Chapada dos Veadeiros – fica para a próxima! Estamos com saudades deles.
Paramos no posto para abastecer as TRs já pensando na viagem de amanhã. A nossa TR vem apresentando um problema de vazamento de combustível desde Pirenópolis. O Figueira e o Marco andaram dando uma olhada, mas não descobriram ainda o que é – talvez isso atrase um pouco a nossa chegada em Natal. Passamos em algumas lojas para comprar artesanatos, mas não encontramos nada que fosse específico da Chapada dos Veadeiros.
Já na pousada, fomos para os chalés tomar um banho, trocar de roupa e sair para fazer um pequeno lanche no Avalon Café (não aguentaríamos jantar depois da matula). O Naka preferiu ficar e se recolher mais cedo. Seguimos Suzete, Marco, Figueira e eu e fizemos um gostoso lanche a base de quiches e wraps, cafés, vinho e suco para, em seguida, voltarmos à pousada para dormir. Amanhã o dia será longo. Estaremos em deslocamento e perfazendo uns 800km até a cidade de Ibotirama, já no estado da Bahia, onde pernoitaremos.