01/10/2009

01.10.2009 34º dia

Saímos às 9h de Petrolina, seguindo pela BR-122. Próximo a região das vinículas do nordeste (quem diria?) compramos uvas docinhas, sem caroços ao preço irrisório de R$ 2,00 a caixinha. Isso nos faz refletir sobre a necessidade de sobrevivência da população.
Não dá pra imaginar que nesta caatinga cerrada exista clima para o cultivo de uvas – milagres do Velho Xico! O rio tenta sobreviver em meio a tantas polêmicas...
Na altura da cidade de Cabrobó/PE, tanques do Exército brasileiro faziam barreiras para a segurança das obras de transposição do Rio São Francisco. Senti uma sensação estranha.
Parados no posto que dá acesso à cidade para abastecer as TRs, mais jipes do Exército e policiais do GATI, muitos caminhões com materiais. Mais adiante, mais militares do Exercito e trailhers da Receita Federal. O policiamento da área é ostensivo devido à grande polêmica em torno das obras da transposição.
Em Salgueiro/PE almoçamos no Sallgrill, um restaurante a quilo muito bem localizado e organizado, comida gostosa e público selecionado.
Chegamos à cidade de Triunfo subindo uma pequena serra de 1200m de altitude aproximadamente, e, para nossa surpresa, de longe avistamos um lindo lago e um teleférico – muito interessante! Seguimos para o Museu do Cangaço, onde ouvimos a história de Lampião e de um cangaceiro da cidade de nome Luiz Pedro. No museu também funciona uma exposição de peças antigas e obras sacras e usa as instalações de uma antiga escola. O cangaço aqui teve uma importância muito grande e até o símbolo da cidade são as caretas em forma de cangaceiros.
O casario encanta e a bela igreja matriz de Nossa Senhora das Dores é imponente!
Saímos do museu e seguimos para o hotel do SESC, muito bem localizado, no alto, de onde podemos ver toda a cidade de Triunfo. Lá ficamos sabendo que teríamos que descer novamente de carro para pegar o teleférico e assim fizemos – passeamos de teleférico e tiramos lindas fotografias da cidade, que é encantadora.
Depois de passear de teleférico, resolvemos nos hospedar no hotel do SESC que é muito bom! Os rapazes desceram logo para a rodadinha e mais tarde vamos jantar.
Agora estamos estamos esperando o frio que o Naka disse que fazia por aqui. Só se for no inverno, porque até agora, que já são quase 19h, não sentimos sequer um ventinho. A temperatura melhorou, mas frio que é bom, necas de pitibiriba...
Depois do jantar, que foi no próprio hotel, Eu, Figueira, Marco e Suzete fomos para o cyber café dançar um forrozinho. Era o forró do pijama - o pessoal da melhor idade estava todo animado, dançando de pijama, só faltavam Marco e Suzete , Eu e o Figueira colocarmos os pijamas. Todos estavam muito animados. Foi muito divertido! O Naka perdeu - foi dormir!
E nós quatro curtimos um gostoso pé de serra...e nos divertimos muito!
Estamos felizes! Nosssa viagem está terminando em alto estilo - como sempre, em festa!