09/09/2009

07.09.2009 – 10º Dia – Curitiba/PR – Balneário Camboriú/SC

Saímos do hotel às 08:04h, deixando uma linda manhã de sol em Curitiba, rumo à São Francisco do Sul, para visitar e conhecer o Museu Nacional do Mar. Chegando à pequena cidade, tentamos chegar ao museu, mas as ruas estavam interditadas em função do desfile de 7 de setembro. Aproveitamos para ir até a uma edificação antiga na parte mais alta da cidade, para termos uma visão mais privilegiada da cidade – soubemos que era o Hospital de Caridade da cidade. Fotografamos a bela vista e seguimos para o porto, onde se encontra o museu. Chegamos a tempo de ver o último pelotão a desfilar – os bombeiros voluntários de São Francisco de Sul, cujos veículos eram doados pela Petrobras/Transpetro, empresas de navegação marítima, pela Receita Federal e pelo município – muito legal. Fazia tempo que não víamos um desfile patriótico para uma cidade.
Enquanto esperávamos o Museu do Mar abrir (após o desfile), ficamos apreciando e fotografando à baía de São Francisco do Sul. Vimos até alguns golfinhos e um catamarã que vinha cheio de turistas de Joinville para visitar a cidade.
Quanto ao Museu do Mar, realmente é interessante. Lá descobrimos que o Brasil é o país que tem a maior diversidade de embarcações primitivas do mundo. Há muitas maquetes de embarcações do mundo todo e exemplares em tamanho natural datados do século XVII. Lá está também o IAT de Amir Klink, doado pelo próprio e alguns de seus pertences usados durante as suas travessias pelos oceanos.
A cidade de São Francisco do Sul é a terceira cidade mais antiga do Brasil – descoberta em 1504 pelo francês Binot Paulmier Goneville. Em 1553 chegaram os espanhóis e construíram a capela da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Graça, que neste período é festejada por toda cidade. As casas ficam todas enfeitadas com as cores (branca e azul) e imagens da santa. Os trens e o porto impulsionam a economia e o tombamento do centro histórico garante a preservação da arquitetura da época colonial.
Após a visitação ao Museu e um lanche rápido pegamos a rodovia rumo ao Balneário Camboriú, passando pelo parque Beto Carrero, mas não entramos, apenas paramos para que as meninas pudessem fotografar.
Estamos no 10º dia de aventura e já percorremos 4.300km.
Chegando a cidade de Balneário Camboriú, tivemos uma vista linda da serra. A orla lembra Copacabana mais moderna, cercada de belos edifícios belíssimos e riquíssimos também. É a cidade preferida para as férias dos argentinos e, também de brasileiros abastados. Como era feriado, a cidade estava cheia e os turistas lotavam os barzinhos e pubs.
Fomos jantar na Casa da Lagosta. E que lagosta! Gostosa, farta e barata! Ah! E como não falar nas ostras frescas gigantes, deliciosas!
Na volta para o hotel, resolvemos ir de “Bondindinho”, o transporte coletivo da cidade, que consiste numa espécie de caminhão com a carroceria adaptada para passageiros. Fizemos uma farra, pois praticamente só nós ocupávamos o veículo. Foi muito legal!
Quando chegamos ao balneário, a temperatura era de 24ºC e depois da forte chuva com raios e trovões que caiu à noite, saímos de lá com 18ºC. Uma pena, pois não conseguimos fotografar a cidade que é realmente muito bonita e rica – um lugar para visitar mais vezes. Uma das pendências das viagens dos calangos, pois ficou faltando atravessar de uma praia para outra de teleférico. A lista está crescendo....