28/09/2009

25.09.2009 – 28º dia – Pirenópolis/GO – Alto Paraíso/GO - Chapada dos Veadeiros

Saímos da Pousada Walkeriana às 8:15h rumo à Igreja do Rosário (matriz) para fotografarmos as últimas imagens de Piri. O Naka disse que um dia ainda volta a Pirenópolis – ele gostou muito da cidade e nós também (vai para a nossa lista de pendências, que já vai bem grande).
Há 20km de Pirenópolis, Corumbá de Goiás. Fotografamos o casario da cidade e, à beira da rodovia, paramos para ver a linda cachoeira na qual, em minha adolescência, eu, minhas irmãs, meus pais e amigos fizemos uma excursão para dar bons saltos em suas águas. Tantas lembranças boas vieram à mente! Gostoso passar por aqui novamente! Nasci no cerrado e tomei muitos banhos em suas belas cachoeiras de águas cristalinas!
Depois de Corumbá, o Figueira quis ficar brincando com a Raquel e me deu o volante – uns 40km de rodovia e mais 144km de trilha off-road até a cidade de Águas Frias, onde paramos para abastecer e almoçar.
A caminho de Alto Paraíso, um paredão de chapada nos acompanhou – uma linda paisagem! Cheia de pequenos morros achatados.
Chegamos a Alto Paraíso de Goiás às 15:30h, nos acomodamos na Pousada Recanto da Grande Paz. Enquanto nos acomodávamos, o Figueira e o Naka seguiram para uma Auto Elétrica para verificar uma pane elétrica na nossa TR. Quando chegaram, fizemos a rodadinha na beira da piscina e aproveitamos para programar nosso jantar e passeios. Amanhã vamos ao Vale da Lua e às Águas Termais do Morro Vermelho.
Alto Paraíso é uma cidade diferente. Em virtude da quantidade de quartzo disponível, é considerada a cidade de maior luminosidade do Brasil, atraindo muito exotéricos, que vêm buscar a energia dos cristais. É tanto que não encontramos artesanatos que não fossem cristais, incensos ou artigos indianos. As pessoas vêm mesmo para caminhar, conhecer as belezas do Parque Nacional da Chapa dos Veadeiros e atrair energias positivas.
O jantar foi no Cantinho das Delícias, onde comemos pizza. Eu e Suzete tomamos uma boas capiroscas e seguimos tontinhas junto com os calangos, à pé para a pousada, rindo, brincando, nos divertindo...